Ser empreendedor na área da educação

10 de Maio de 2023

Empreendedorismo e educação podem, aparentemente, ser bastante distintos e podemos até não ver, à primeira vista, que estes se podem tocar. Um plano de negócio raramente se confunde com um currículo, por exemplo. Diferente linguagem, diferente aplicabilidade até. 

“Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara”, José Saramago.

Ou seja, se analisarmos com mais atenção, reparamos que pode haver uma correlação. É possível, por exemplo, ser um empreendedor na área da educação. 

Sim, é possível ter a sua própria Open Learning School.

O empreendedorismo na área da educação pode envolver a criação de novas escolas, programas de ensino, plataformas de aprendizagem online, entre outras. É importante lembrar que essas iniciativas devem basear-se sempre na necessidade real do mercado e devem oferecer soluções inovadoras e de qualidade para os educandos.

O mercado da Educação está em ascensão, sobretudo no que respeita a métodos alternativos. A procura das famílias por novas abordagens pedagógicas tem vindo a aumentar nos últimos anos, consequência da inadequação da escola tradicional às necessidades atuais da sociedade.

Para começar a empreender na área da educação, é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender as necessidades e desafios do setor. É também importante desenvolver um plano de negócios sólido, que inclua uma estratégia de marketing e de vendas bem definida. Além disso, é fundamental contar com uma equipe de profissionais experientes e comprometidos com a missão da empresa.

Ao escolher ter a sua Open Learning School, contará com apoio em todas estas vertentes, e durante todas as fases: implementação e operacionalização, posicionamento, angariação de clientes, gestão de negócio, etc

É importante estar atento às tendências e inovações no setor educacional, para que a empresa possa se manter competitiva e oferecer soluções cada vez mais inovadoras e eficazes para os seus clientes.

Ao associar-se à Open Learning School, estará a ligar-se a uma escola consolidada e que é reconhecida pela inovação, não só pedagógica, mas também em termos de estrutura e abordagem ao mercado.

A área da educação é uma das que mais crescem em Portugal e no Brasil, por exemplo. Por norma, os projetos que têm mais sucesso nesta área são aqueles que têm um projeto realmente inovador. Muitos destes acabam por ajudar no desenvolvimento não só da educação, mas também da própria maneira de pensar da sociedade, ficando mais aberta a tudo o que é diferente. Este fazer diferente traz, sobretudo, liberdade de escolha, e permite que cada família escolha qual a melhor pedagogia, método ou abordagem para a formação do seu filho. 

O investimento em Pedagogia é uma tendência, tanto na esfera privada quanto pública. 

De acordo com os dados da “Education at Glance”, da Organização da Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), apenas entre 2005 e 2021 o investimento total no segmento aumentou 4% no Brasil, por exemplo. 

As pessoas que buscam empreender em Pedagogia procuram alterar a sua realidade, produzindo novas conquistas e oportunidades. Assim, tendem a alcançar sua realização pessoal e profissional. 

Então, empreender em Pedagogia não é apenas uma das ações que estão na moda no mercado, mas sim uma maneira de ver a vida, de ser e estar no mundo. Por outras palavras, é uma forma de inovar e deixar sua marca na sociedade. 

Com a abertura de uma escola pode-se conciliar a paixão pela educação com a rentabilidade. Ou seja, pode fazer o que mais gosta e viver disso, e no trajeto mudar a vida de crianças e das suas famílias.

Posts Relacionados

Como levar a Pedagogia Open Learning para as suas férias?

A época das férias de verão acaba de começar e é normal que queira prolongar o contacto dos seus filhos com a nossa pedagogia, mesmo durante este período. Caso as suas crianças não frequentem uma das nossas unidades, esta poderá ser a altura do ano ideal para experimentar uma abordagem

3 Mitos da educação

Muitas vezes aceitamos certas informações como verdades absolutas sem questionarmos como se chegou a essas conclusões. Muitas teorias do âmbito educativo são amplamente aceites, tanto por pais como educadores, apesar de a sua veracidade já ter sido desafiada ou até mesmo refutada. Se queremos promover o sucesso académico e o