Porque é que a Escola tradicional não serve?

24 de Novembro de 2021

“Não se dá de beber a um cavalo que não tem sede”, célebre frase de José Pacheco.

Não se aprende por força da memorização. Memorizar não é entender, não é questionar, não é explorar nem aprofundar um tópico. 

Historicamente, a escola tradicional foi feita para formar legiões de operários à volta do mundo durante a revolução industrial. Serviu para ensinar centenas de operários, em simultâneo, a ler, escrever e fazer aritmética, para com essas bases serem formados das diversas operações fabris, capazes de ler manuais e trabalhar no escritório. Mas não evoluiu mais. Foi-se acrescentando matéria, e quando esta se tornava excessiva, acrescentavam mais anos curriculares. O pior é que a matéria introduzida ao longo dos anos, além das bases do ler e escrever e fazer aritmética, acrescentou pouco valor social. 

A maior parte da aprendizagem relevante ao maior período da vida de uma pessoa, a fase adulta, é apreendida no âmbito da sua profissão e garantida pela experiência profissional. 

Tudo o que veio da escola foi inútil, e isso certamente muitos dos leitores entenderão ser verdade e poder-se-ão identificar. Todos nós adultos passamos pelo processo e basta reflectir sobre o que de facto aprendemos na escola que sobre o que nos é relevante e útil enquanto adultos: fazer a raiz quadrada? lembrar quem foram todos os nossos Reis? saber que água são duas moléculas de Hidrogénio e uma molécula de Oxigénio? achamos isto indispensável ao nosso bem estar ou produtividade social? Claro que não!

O futuro é daqueles que vão conseguir adaptar-se a um mundo com cada vez mais informação e novas tecnologias. Novas indústrias e profissões. Novas oportunidades e novos desafios. Vão ter de aprender a estar continuamente a aprender. Vão globalizar-se e trabalhar em todo o lado e a partir de qualquer lugar. Vão ter de se saber vender e ser empreendedoras para não depender de ninguém ou estar reféns de salários. Vão ter as ferramentas que permitem ter independência e auto-suficiência sem ter que sacrificar a sua liberdade. 

Este é o mundo que a Open Learning propõe. Acabar com a escola tradicional/instrucionista e introduzir o modelo de aprendizagem aberta em todo o mundo!

Posts Relacionados

Como levar a Pedagogia Open Learning para as suas férias?

A época das férias de verão acaba de começar e é normal que queira prolongar o contacto dos seus filhos com a nossa pedagogia, mesmo durante este período. Caso as suas crianças não frequentem uma das nossas unidades, esta poderá ser a altura do ano ideal para experimentar uma abordagem