Os nossos educandos aprendem através da interação e cruzamento de várias disciplinas/áreas de conhecimento sem a necessidade de as separarmos no tempo e no espaço. Um educando Open Learning aprenderá a ler, escrever, a fazer cálculos entre outras matérias através da sua participação e envolvimento em atividades que lhe são mais prazerosas por intermédio de projetos, permitindo que associe a aprendizagem a algo positivo e estimulante. Os nossos educandos aprendem em média 1 ano e meio antes a desenvolver cada uma destas competências em comparação com a escola tradicional.
As turmas servem apenas para separar os jovens com base num único critério: a idade. Sem ter em conta o desenvolvimento particular e específico de cada educando. Na verdade não existe qualquer base científica que nos permita dizer que a existência de turmas melhora o desempenho ou que as mesmas devam ser estruturadas por idades. Na Open Learning School todos aprendem com todos. Toda a interação é um momento de aprendizagem e potencial de crescimento. Tanto o educando com mais idade como o mais novo vão beneficiar de estarem em contacto nos mais diversos momentos e âmbitos.
Os exames mais não fazem do que premiar a memorização e não a compreensão. Decorar não é aprender. Na Open Learning School a avaliação é feita de forma individualizada e particular através de projectos que são desenvolvidos por um jovem ou grupo de educandos em colaboração com um tutor.
Através destes projetos será possível analisar o desenvolvimento do educando, tratando-se de uma nas mais diversas áreas utilizando técnicas que permitem que assimile e aprenda de forma muito mais rápida e eficaz os vários temas.
A avaliação das crianças respeita 4 pontos fundamentais:
Outras notas sobre a avaliação: A avaliação tem como referência o desenvolvimento da criança, com base no acompanhamento, observação e registo das atividades desenvolvidas, bem como das suas atitudes;
Sim, todas as nossas unidades desde o Brasil a Portugal estão inseridas num contexto de natureza em seu redor. Porque a consciência ecológica é hoje, mais do que nunca, uma necessidade e não algo opcional, entendemos que promover desde cedo o contacto entre os jovens com a natureza traz não só enormes benefícios ao nível da sua saúde, mas também ao nível da consciência e respeito pela natureza, algo que infelizmente se tem vindo a perder num mundo cada vez mais industrializado.
Na Open Learning International School vemos a escola como um todo, na qual as aprendizagens se fazem num conjunto de espaços, que incluem não só a casa, a natureza e os animais em torno, mas também na interação com a comunidade e as diferentes realidades existentes ao redor. Assumimos o amor e o afeto como base constituinte de todos os valores e princípios pelos quais nos guiamos. E assim promovemos as aprendizagens e praticidade da empatia, cooperação, sentido de pertença, partilha, solidariedade e respeito.
Preparamos o jovem para o hoje mas também para o amanhã. Colocamos um grande enfoque em áreas críticas do desenvolvimento pessoal de cada criança e que estarão sempre presentes ao longo de toda a sua vida, seja num contexto pessoal como profissional.
A Open Learning School desenvolve o jovem em 4 áreas principais. São elas a autonomia, respeito, responsabilidade e solidariedade.
Princípio da Autonomia
As crianças são estimuladas a desenvolver-se e procuram a sua autonomia desde que nascem, e compete-nos dar-lhes a liberdade e ferramentas para a desenvolverem. Com o crescer da autonomia vem a autoconfiança, autocontrole, autoestima e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Nós somos responsáveis por garantir um ambiente seguro, adequado ao seu desenvolvimento, promover aprendizagens significativas, deixar fazer e, principalmente, deixar ser. As crianças são capazes só de confiar nelas.
Princípio do Respeito
Reconhecemos a importância em sermos respeitosos e cultivarmos o exercício da empatia. Assim, entenderemos e aceitaremos amorosamente o outro na sua individualidade, tratando-o como gostaríamos de ser tratados, sem ofensas nem discriminações. Esta é uma das premissas para convivermos em harmonia.
E vivermos o âmbito do respeito, não só em relação aos seres humanos, mas também em relação à natureza, aos animais, ao planeta. Ao respeitarmos todos e tudo o que nos rodeia, promovemos também o autorrespeito, a valorização, a inclusão, a integralidade e a conexão.
Princípio da Responsabilidade
Conscientes de que a responsabilidade passa pela noção de que todos contribuímos para um bem comum, assumimos uma atitude de responsabilização, cooperação e integridade. Assim sendo, somos responsáveis pelo meio que nos rodeia – ambiente, animal e humano, pela família, pela comunidade.
No âmbito da escola, somos igualmente responsáveis pela nossa aprendizagem, bem como pelas nossas ações, falhas e triunfos, permitindo-nos orgulhar das nossas conquistas e aprendizagens.
Responsabilidade é cumprir os objetivos a que nos propomos, ultrapassando adversidades e crescendo ao longo do processo, mantendo uma postura de compromisso e dedicação que viabiliza a harmonização e a liberdade.
Princípio da Solidariedade
Ser solidário é um ato de bondade. É dar e partilhar. É desapegar. É agir mediante um olhar afetuoso para com o outro, assente na empatia e na compaixão.
Procuramos que haja entreajuda, não só em família como com os amigos, educadores e comunidade local. Com o intuito de agir é importante conhecer os desejos e necessidades. Há uma responsabilidade de entender que estamos todos interligados e interdependentes no planeta.
Na Open Learning School colocamos à disposição um conjunto de atividades que tem como objetivo desenvolver a criança e jovem nas mais diversas áreas bem como proporcionar o conhecimento por diferentes áreas de interesse e assim descobrir-se.
Na Open Learning International School todas as crianças terão acesso a 5 atividades didáticas ou desportivas cujo objetivo passará pelo desenvolvimento da sua motricidade motora, entreajuda, trabalho em equipa e desenvolvimento do gosto por atividades físicas e lúdicas.
Define-se pela Escola que permite que todas as crianças aprendam a aprender, atinjam o seu máximo potencial e sejam felizes, estejam onde estiverem. Através da pedagogia da Aprendizagem Aberta, um dos modelos de educação mais inovadores do mundo e que permite que crianças e jovens potencializem ao máximo as suas capacidades e que aprendam de acordo com os seus interesses, e a Google For Education, é possível que esta pedagogia seja aplicada desde qualquer lugar.
Tutores licenciados, nacionais e internacionais localizados em vários pontos do mundo com experiência na metodologia da Aprendizagem Aberta, da Escola Aberta de São Paulo, Projeto Âncora e Escola da Ponte em Portugal. Contamos igualmente com o suporte pedagógico dos fundadores e Coordenadores José Pacheco, Edilene Morikawa, Mónica Antunes e Luciano Araujo, Coordenador Pedagógico da Open Learning Connect.
As tutorias focam na curiosidade individual dos alunos. Como tal, cada aluno irá ter contacto com diferentes conteúdos e pesquisas de acordo com os seus gostos, sonhos e ambições, permitindo assim uma aprendizagem de elementos críticos e fundamentais do currículo nacional e internacional com base nos gostos do jovem.
No nosso modelo de aprendizagem aberta, não existe estrutura formal de aulas ou divisões por séries e turmas. O conhecimento é gerado individualmente ou em grupos, utilizando recursos variados como livros, gramáticas, vídeos, computadores e muito mais!
O Currículo Nacional e Internacional é a referência de aprendizagem, mas cada educando constrói o seu próprio roteiro de estudos, a partir de seus interesses e necessidades. Diariamente, a criança reflete junto com o tutor sobre o que assimilou e recebe novas orientações para a continuidade do seu processo de aprendizagem.
A aprendizagem acontece por meio de projetos de interesse das crianças. Quem gosta de música pode, literalmente, construir e tocar uma flauta. E dessa forma aprenderá matemática, física, geometria e até inglês!
É desenvolvido um plano de estudos junto com o tutor, que acompanha e orienta a evolução do aprendizado bem de perto, não se limitando aos conteúdos exigidos no Currículo.
As nossas crianças estarão perante possibilidades ilimitadas de aprendizado. Dessa forma, se desenvolvem muito mais rápido, de uma forma leve, interessante e motivadora. Evoluem entusiasmados e, acima de tudo, felizes.
Sim. A Open Learning Connect tem uma expansão mundial de educação, permitindo que o seu filho possa estar com crianças e jovens de todos os cantos do mundo, promovendo assim o respeito por outras culturas, etnias e línguas enquanto desenvolve projetos em equipa, mantendo assim a essência do trabalho colaborativo.
Aos que:
Os exames mais não fazem do que premiar a memorização e não a compreensão. Decorar não é aprender. Na Connect a avaliação é feita de forma individualizada e particular através de projectos que são desenvolvidos por um jovem ou grupo de educandos em colaboração com um tutor.
Através destes projetos será possível analisar o desenvolvimento do educando, tratando-se de uma nas mais diversas áreas utilizando técnicas que permitem que assimile e aprenda de forma muito mais rápida e eficaz os vários temas.
A avaliação tem como referência o desenvolvimento da criança, com base no acompanhamento, observação e registo das atividades desenvolvidas, bem como das suas atitudes;
Você terá acesso imediato e exclusivo a vários documentos de suporte à Pedagogia da Aprendizagem Aberta (Ebooks, Apresentações, Resumos, Podcasts) e à comunidade privada de formandos Open Learning School. Também terá acesso a todos os webinares (ao vivo ou gravados), rodas de comunidades, e sessões de perguntas e respostas.
Interagindo diretamente nos webinares ao vivo, nos grupos de Facebook da comunidade, e nas sessões de Perguntas e Respostas para grupos menores. As respostas serão dadas pela equipe Open Learning School e Escola Aberta de São Paulo.
Cartão de crédito. Considerando que temos formandos de vários países, e que este é o meio mais seguro e utilizado em todo o mundo, aceitamos pagamentos exclusivamente feitos por cartão de crédito.
O curso de Aprendizagem Aberta tem um valor de 1.500€ em Portugal/Europa ou R$ 9.000 no Brasil. Os valores serão debitados no momento da inscrição.
Após a confirmação de pagamento, você receberá automaticamente em seu e-mail, os seus dados de acesso à área exclusiva para formandos. Fique atento também à sua caixa de SPAM, pois o e-mail com os dados de acesso pode ser direcionado diretamente para lá, de acordo com o seu servidor de e-mail.
Não realizamos reembolsos de pagamentos já efetuados. Todos os formandos poderão cancelar a sua participação no curso no momento em que lhes for mais conveniente.
Os certificados serão emitidos diretamente pela Open Learning School e Escola Aberta de São Paulo após a conclusão do curso, sendo enviados via e-mail.
Av. 23 de Julho de 1933, 75, 2840-263, Arrentela
Av. da Igreja, 277, Goães, 4730-190, Vila Verde, Braga
Rua do Arado nº5 , 7645-223 Vila Nova de Milfontes
Rua Nossa Sra. Da Nazaré nº21, Albergaria-a-Velha
© 2021 Open Learning - Todos os direitos reservados
© 2022 Open Learning - Todos os direitos reservados