Como funciona na prática a pedagogia da Open Learning?

23 de novembro de 2021

É possível aprender mais e melhor, sem aulas, turmas e testes.

Dividimos em 4 áreas a explicação prática de como tudo funciona:

1) Como organizamos
2) Qual a nossa proposta pedagógica
3) Como avaliamos
4) Modelo de Educação

Organização na Open Learning School

A organização do trabalho na Open Learning School baseia-se nas relações entre todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Só desta forma podemos contribuir para que o seu filho aprenda a estar, a ser, a conhecer e a agir.

Na Open Learning School priorizamos a passagem da dependência para a autonomia.As crianças, de todas as idades e níveis de aprendizagem, ocupam os mesmos espaços e aprendem juntos. 

Os tutores acompanham o processo de cada criança , orientando na elaboração do Planejamento de Projetos de Aprendizagem, roteiros de estudo, organização, prática de estudo e planejamento do dia. 

Os Núcleos de Projeto  iniciam a organização pedagógica do trabalho de tutores e crianças, sendo unidades de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e social.  

Os projetos são divididos em 4 fases

1) Iniciação Etapa I
2) Iniciação Etapa II
3)
Desenvolvimento
4)
Aprofundamento

Iniciação Etapa I

São valorizadas situações lúdicas de aprendizagem, novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos, garantindo o desenvolvimento das competências e habilidades descritos na BNCC, bem como as competências e a aprendizagem de atitudes coerentes com o projeto, tendo em conta a ação da família e da comunidade.

Iniciação Etapa II

Desenvolvem-se situações de aprendizagem, articulando as experiências vivenciadas na Educação Infantil com novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades, novas conclusões. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica tem como foco a alfabetização, para que os estudantes se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado, ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita, e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. 

Desenvolvimento

Os alunos terão garantida a progressão do conhecimento pela melhoria das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e diversidade cultural, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que já sabem e o que ainda precisam aprender. 

Aprofundamento

Amplia-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que permitirá ao seu filho melhorar a relação com os outros, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

As propostas de trabalho com os educandos se utilizam da metodologia de trabalho por projeto. Neste sentido, a definição do currículo objetivo  é dinâmica e exige uma adaptação constante por parte da equipe de educadores, de modo a que seja possível a facilitação de recursos e materiais na aquisição de saberes e no desenvolvimento das competências essenciais.

Como acompanhamos o trabalho das crianças?

O percurso de aprendizagem do seu filho, a avaliação do seu trabalho, assim como os documentos mais relevantes por ele realizados, constarão do seu processo individual. 

Este documento evidenciará a sua evolução nas diversas dimensões do seu percurso escolar. O trabalho do seu filho é supervisionado permanentemente por um educador, ao qual é atribuída a função de tutor. O tutor assume um papel mediador entre família/sociedade e a escola. Você poderá em qualquer momento agendar um encontro com o tutor e o este, periodicamente, agendará um encontro com a família para a colocar a par da aprendizagem do seu filho.

Quais os espaços de aprendizagem?

Aqui não há salas de aula. A aprendizagem acontece em todo o momento e em qualquer lugar.

As  excelentes condições de espaços, estruturas, meios e relações pedagógicas permitem providenciar uma experiência que não se fica pelas disciplinas e livros didáticos, permitindo que aprendam através de pesquisas que deem sentido às dúvidas das crianças.

As unidades Open learning School contam com vários espaços que tem como objetivo serem também eles plataformas de aprendizagem e criatividade. Desde auditório, salão para atividades corporais e musicais, camarim, salões de estudos, cozinha, copas,  refeitório, biblioteca, salão de experimentos científicos e artísticos, sala de reuniões, secretaria, diretoria, sala de descanso, varanda e área externa com natureza.

Para além dos espaços da Escola, a Open Learning School utiliza outras áreas de aprendizagens, tais como:

1) Equipamentos públicos perto da Escola, que permitam incorporar os saberes das crianças aos saberes locais, experimentando assim, outros modos de aprender. 

2) Equipamentos culturais, socioambientais e esportivos em redor da escola servirão de pontos de aprendizagem e atividades para a construção de um protótipo de Comunidade de Aprendizagem. 

A definição das práticas educativas a serem desenvolvidas nestes espaços estarão também disponíveis a todos os que desejarem repensar o papel da instituição escolar na sociedade. 

A conclusão é clara: existe uma alternativa clara, forte e melhor de aprender em comparação com a forma como está estruturada a educação de hoje.

Posts Relacionados